terça-feira, 1 de março de 2011

Como cuidar de sua impressora a laser.

Com a popularização das impressoras a laser nos últimos anos, cresceram drasticamente o número de usuários e também a demanda por suprimentos de toner para essas máquinas. Porém, as características e o funcionamento das impressoras a laser ainda são um mistério para muitos usuários.

Estas impressoras possuem um sistema de impressão a laser baseado na fusão, ou queima do pó de toner diretamente no papel através de altas temperaturas. O mecanismo responsável por esta atividade é o fusor, que para funcionar perfeitamente exige alguns cuidados:

-Energia elétrica: a alimentação de energia elétrica para uma impressora a laser deve ser feita através de um ponto de energia exclusivo e ligado a um estabilizador de no mínimo 600 VA. Outro detalhe importante é que jamais devemos ligar uma impressora a laser no mesmo estabilizador onde estejam o seu computador e monitor ligados, pois ele pode queimar e até causar eventuais acidentes.

-Papel: o papel é outro item fundamental relacionado ao bom desempenho da impressora laser. O papel deve estar seco e livre de grampos e clipes, pois estes podem danificar e até inutilizar a unidade fusora.

-Remoção de atolamento de papel: em caso de eventual atolamento de papel dentro da máquina, recomenda-se retirar o cartucho de toner e abrir os compartimentos dianteiro e traseiro da impressora para localizar o papel trancado, sem jamais inserir qualquer objeto no fusor para efetuar esta desobstrução, pois isso pode danificar ou inutilizar o equipamento.

Observando essas dicas para a melhor operação de seu equipamento a laser, ele pode ter sua vida útil prolongada. Porém, em caso de defeito da unidade fusora, é importante salientar que ela pode ser remanufaturada sem a necessidade da substituição por um novo, o que poderia custar quase o mesmo que uma impressora nova. Essa remanufatura da unidade fusora é feita mediante a substituição e renovação de peças que compõem o mecanismo, trazendo a sua funcionalidade de volta, com a mesma qualidade e durabilidade de uma peça nova e com custos bem mais acessíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário